domingo, 5 de fevereiro de 2012

Lawrence da Arábia (1962)

Bom aqui estou eu de volta, e dessa vez pra falar sobre este filme épico. :B

Lawrence da Arábia (1962) 
Diretor:  David Lean

Lawrence da Arábia conta a historia de T.E. Lawrence, um tenente britânico que estava a serviço em um posto do Cairo em meados de 1916. Cansado e insatisfeito em preencher mapas no quartal general, ele é enviado para o deserto a serviço da Inglaterra, para observar de perto a situação da guerra entre os Árabes e Turcos, e  ir ao encontro do príncipe Faiçal, como o oficial da aliança entre britânicos e árabes, para lutar contra os Turcos na primeira guerra  mundial. O que não era tão esperado era o impacto que Lawrence teria com as tribos Árabes. Ele foi capaz de uni-las em plena guerra, deixando um exercito totalmente fortalecido contra os Turcos. Além disso, ele era altamente ousado, e possuía estrategias que mais tardes faria total diferença a favor dos árabes. Não demorou para que Lawrence tenha sido reconhecido pelos próprio povo árabe e o principe Faiçal como um herói e um novo árabe. Alguns dos seus feitos como líder das tribos, podemos citar a tomada de Aqaba, que até antes estava sobre dominio Turco.

O filme se passa na época da primeira guerra mundial (acho que este é um dos poucos que tratam desta guerra) e mostra uma visão marcante de como um soldado pode fazer uma diferença enorme numa batalha. O filme é baseado em fatos reais e na própria biografia dele. A trilha sonora é agradável, musicas orientais e árabes não irão faltar. Os cenários se passam praticamente todo em um deserto. A visão da areia dá uma ideia de cenário limpo, calmo e bem agradável, e não chega a ser cansativo. Um fato curioso é que este filme não possui atrizes, basicamente somente soldados.

Lawrence é interpretado por Peter O'Toole, ator que mais tarde receberia uma grande atenção pública devido a sua atuação neste filme. Alem disso, o filme foi dirigido por David Lean, que conseguiu fazer um filme bem premiado na sua época, a ponto de conseguir arrancar 7 oscars, entre eles melhor filme, melhor direção e melhor trilha sonora. Este é mais um motivo que mostra o quanto Lawrence da Arábia merece ser assistido. 


O filme é bem longo, possui cerca de 216 minutos. Então se for assistir, prepare e reserve um bom tempo. Apesar do filme ser longo não achei tão cansativo. Ele conseguiu me prender bem, apesar de eu ter assistido em partes por que não tinha tempo de -lo direto.
Eu particulamente adorei o filme, e já está na minha listinha de favoritos. Sem dúvidas recomendo pra quem gosta de um bom filme que trata sobre guerras, e também pra quem gosta de filmes biográficos. É um prato cheio, além de ser bem cativante.

Espero que tenham gostado. XD

Abraços!



2 comentários: